Siga a AEPET
logotipo_aepet
Rosangela Buzanelli é a representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás
Rosangela Buzanelli Torres
Rosangela Buzanelli Torres é engenheira geóloga formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É a representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás

Pela primeira vez, quatro mulheres na diretoria executiva da Petrobrás

Parabenizo a escolha dos novos diretores – todos com currículos impecáveis – e a diversidade.

Publicado em 02/07/2024
Compartilhe:

Em reunião na sexta-feira (28), o Conselho de Administração aprovou, por unanimidade, os novos diretores executivos da Petrobrás indicados pela presidente Magda Chambriard. Foram eleitos Renata Baruzzi para comandar a Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Inovação; Sylvia dos Anjos para liderar a Diretoria de Exploração e Produção; e Fernando Melgarejo à frente da Diretoria Financeira e de Relacionamento com Investidores.

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

Com essa nova formação, a diretoria executiva passa a contar com quatro mulheres, um recorde na história da companhia. Além de Renata e Sylvia, compõem a diretoria executiva a presidente Magda e a diretora de Assuntos Corporativos, Clarice Coppetti. O número máximo registrado até hoje de mulheres atuando simultaneamente na diretoria da Petrobrás era de duas executivas.

Segundo comunicado da companhia, Renata e Sylvia tomaram posse hoje e Fernando Melgarejo assume o posto a partir de 15 de julho, data em que estará concluído seu processo de aposentadoria após 37 anos de carreira no Banco do Brasil. “As indicações foram submetidas aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo as respectivas análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório da companhia”, enfatizou a empresa.

Renata Baruzzi é formada em Matemática pela Unicamp, com especialização em Gestão Estratégica de Tecnologia e em Administração, além de diversos cursos de extensão no exterior, inclusive na Harvard Business School. Ingressou na Petrobras há 38 anos e por mais de uma década atuou na Engenharia. Atualmente estava gerenciando a área de Gestão Integrada da Logística.

Desde 2023 consultora especial da presidência da Petrobras, Sylvia Maria Couto dos Anjos é formada em Geologia pela UFRJ, possui mestrado e PhD em Geologia pela University of Illinois at Urbana-Champaign. Geóloga aposentada da companhia, tem mais de 42 anos de experiência na área de E&P. Atuou no programa “Gás & Energia competitivo”, preparando a Petrobras para o novo cenário competitivo do gás natural no Brasil.
Fernando Melgarejo é formado em Ciências Econômicas pela UNEB, com pós-graduação em Negócios Internacionais pela FGV e mestrado em Economia de Empresas na UCB. Possui tem 37 anos no conglomerado Banco do Brasil S/A, dos quais dedicou cerca de 30 anos à área financeira. É atualmente Conselheiro de Administração e integra o Comitê de Auditoria da Neoenergia, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Litel e Conselheiro Curador da Fundação Banco do Brasil.

Parabenizo a escolha dos três novos diretores – todos com currículos impecáveis – e a diversidade. Como fez questão de destacar a presidente Magda, a Petrobrás entrou para o rol de empresas diversas no quesito alta administração. Sejam bem-vindos Renata, Sylvia e Fernando e que, juntos, somemos esforços para a reconstrução e o fortalecimento da Petrobrás, a maior e mais amada estatal brasileira.

guest
4 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigo
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Mais artigos de Rosangela Buzanelli Torres

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

4
0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x