Dívida líquida dos EUA ultrapassará 110% até 2028, à medida que os custos de descarbonização aumentam

Embora as últimas previsões do FMI tenham sido perdidas no alarido em torno do início da temporada de balanços, além dos cortes recorrentes nas previsões de crescimento global, houve um item de destaque.

Publicado em 27/04/2023
Compartilhe:


Como aponta o Banco Nacional do Canadá, as projeções do FMI preveem que a dívida líquida dos EUA aumentará de 95% do PIB em 2023 para 110% até 2028, o que na verdade é uma estimativa conservadora ao comparar uma previsão semelhante, embora ainda mais em relação à previsão de longo prazo do Congressional Budget Office, que efetivamente projeta a hiperinflação.


Mas enquanto o destino da dívida/PIB dos EUA em 2050 pode parecer um problema de outra pessoa para a maioria dos estadunidenses, o NBC adverte que uma questão muito mais premente pode surgir daqui a uma década. Isso porque, a menos que Washington aumente mais os impostos ou reduza os benefícios (um resultado improvável), o fundo da Seguridade Social chegará a zero líquido - ou seja, será esgotado - em apenas 10 anos.


 
E como a previdência social dos EUA se torna um sistema de repartição, a emissão de dívida soberana aumentará a uma taxa acelerada para compensar o declínio estatutário no saldo do fundo de seguridade social. Isso, combinado com a previsão de custo global "Net Zero" (emissão líquida de gás carbônico nula) de US$ 150 trilhões nos próximos 30 anos - ou cerca de US$ 5 trilhões por ano - a maior parte, se não toda, cortesia do Federal Reserve...


 
... significa que, em um futuro muito próximo, o Fed será atraído de volta para monetizar a dívida (leia reiniciar o QE) em um ritmo nunca visto antes. A única questão é qual crise nos levará até lá primeiro.


Fonte: Oilprice.com

 

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.
Jornalismo AEPET
Compartilhe:
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigo
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Continue Lendo

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x