Siga a AEPET
logotipo_aepet

Petrobrás encerra contrato com a Unigel

Rompimento unilateral pelo descumprimento do contrato pela Unigel

Publicado em 01/07/2024
Compartilhe:
Unigel
Foto: Divulgação

A Petrobrás anunciou na noite de sexta-feira(28) que não levará adiante o contrato de Industrialização por Encomenda (Tolling) firmado com o Grupo Unigel para a reativação das fábricas de fertilizantes da Bahia e de Sergipe. Segundo a petroleira, o acordo não teve suas condições de eficácia atendidas dentro do prazo estabelecido e, portanto, teve sua vigência encerrada antes mesmo de surtir seus efeitos.

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.
Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

Em dezembro do ano passado, a Petrobrás e a Unigel anunciaram a assinatura do contrato de tolling. O acordo previa um pagamento de R$ 759,2 milhões da petroleira ao grupo petroquímico pela prestação de serviços de industrialização, armazenagem, expedição e pós-venda de ureia, amônia e Arla. Em março deste ano, a Unigel anunciou que faria 255 demissões de funcionários nas fábricas de fertilizantes e paralisou novamente a operação das plantas.

A possível parceria entre as duas empresas gerou contestações do Tribunal de Contas da União (TCU), que chegou a alegar que o contrato poderia resultar em prejuízo de R$ 487,1 milhões no prazo de oito meses para a Petrobrás. Pelo acordo de tolling, a Unigel seguiria atuando como operadora das unidades. O fornecimento de gás natural, utilizado como insumo, ficaria a cargo da Petrobrás. Já os fertilizantes produzidos seriam comercializados para a estatal.

A Petrobrás disse em comunicado que segue na análise de uma solução definitiva, rentável e viável para o suprimento de fertilizantes ao mercado brasileiro. “Como já informado ao mercado, a Petrobrás prevê a reorganização de suas operações no segmento de fertilizantes no âmbito de seu Plano Estratégico 2024-2028”, concluiu a empresa.

Jornalismo AEPET
Compartilhe:
guest
8 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigo
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.

Continue Lendo

Receba os destaques do dia por e-mail

Cadastre-se no AEPET Direto para receber os principais conteúdos publicados em nosso site.

Ao clicar em “Cadastrar” você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.

8
0
Gostaríamos de saber a sua opinião... Comente!x