Putin: Brics impulsionam o crescimento econômico global
Papel econômico dos Brics se fortalece, com crescimento médio de 3,8%, superior à média global, prevista em 3,3%.
O Brics está impulsionando o crescimento econômico global à medida que o mundo se transforma em um sistema multipolar, disse o presidente russo Vladimir Putin nesta quarta-feira em discurso na 16ª Cúpula do Brics em Kazan. “O comércio mundial e a economia global como um todo estão passando por mudanças significativas”, disse Putin, acrescentando que a atividade empresarial está mudando para mercados emergentes.
No entanto, os riscos permanecem devido às tensões geopolíticas e ao crescimento de sanções unilaterais e protecionismo, afirmou Putin, observando que isso resulta na fragmentação do comércio e investimento internacionais.
“O crescimento médio das economias do Brics em 2024–25 chegará a 3,8%, de acordo com estimativas preliminares, ante um aumento no PIB global de 3,2–3,3%”, disse Putin, acrescentando que até o final de 2024, os países do Brics representarão 36,7% do PIB global em termos de paridade de poder de compra, superando o G7.
Putin assinalou que, neste contexto, os países do Brics mostram estabilidade devido a políticas macroeconômicas e financeiras responsáveis. “Uma tarefa fundamental é promover o uso de moedas nacionais para financiar comércio e investimento”, disse Putin. Ele enfatizou que usar o dólar como arma política geralmente corrói a confiança na moeda e enfraquece sua eficácia.
O líder russo enfatizou que o papel de liderança do Brics na economia global provavelmente se fortalecerá devido a fatores como crescimento populacional, acumulação de capital, urbanização, aumento da produtividade do trabalho e inovação tecnológica.
O presidente russo também mencionou tópicos como cooperação do Brics e projetos de cooperação em andamento em agricultura, saúde, energia, transporte e inteligência artificial, entre outros setores.
Receba os destaques do dia por e-mail
Fonte(s) / Referência(s):
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.