'Quem explodiu o Nord Stream? Os EUA', diz Putin a Tucker Carlson
De acordo com o presidente russo, os países-membros da OTAN votam "obedientemente" sob pressão dos Estados Unidos, mesmo que não gostem
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, criticou os Estados Unidos por conta da explosão em 2022 dos gasodutos submarinos Nord Stream 1 e 2, que abasteciam a Europa com gás russo. "Quem explodiu o Nord Stream? Vocês, é claro", disse o líder russo após ser questionado pelo jornalista Tucker Carlson. sobre o envolvimento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ou da Agência Central de Inteligência na explosão do gasoduto Nord Stream.
O presidente russo disse ainda que os países-membros da OTAN votam "obedientemente" sob pressão dos EUA, mesmo que não gostem. Na entrevista, Putin aproveitou para fazer ataques aos governos da Ucrânia e do Canadá ao comentar sobre nazismo.
Carlson foi o primeiro americano a entrevistar Putin desde fevereiro de 2022, quando tropas da Rússia deram início à ocupação na Ucrânia. O presidente russo é contra a entrada dos ucranianos na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), liderada pelos Estados Unidos.
O presidente russo é uma das principais lideranças internacionais que adotam uma linha política contra hegemônica aos EUA, presididos atualmente por Joe Biden. A entrevista também ocorre em um contexto de genocídio cometido por forças israelenses na Faixa de Gaza. Israel é apoiado pelo governo norte-americano. Putin reafirmou o apoio da Rússia à criação do Estado palestino.
Receba os destaques do dia por e-mail
Fonte(s) / Referência(s):
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.