China alcança 160 mil km de trens, sendo 46 mil de alta velocidade!
Ferrovias totalizam 40 mil quilômetros, o suficiente para circundar a Terra
A China continua a impressionar o mundo com suas conquistas no setor ferroviário, alcançando recentemente mais de 160.000 quilômetros de trilhos operacionais, incluindo mais de 46.000 quilômetros de ferrovias de alta velocidade. Esse feito torna a China o país com a maior rede de ferrovias de alta velocidade do mundo e um dos mais avançados nesse campo, consolidando sua liderança global em inovação e eficiência no transporte ferroviário.
Em comparação com outros países, o sistema ferroviário chinês é vastamente superior em termos de extensão e modernidade. O Japão, pioneiro com o famoso *Shinkansen*, conta com pouco mais de 3.000 quilômetros de ferrovias de alta velocidade, apesar de ser altamente eficiente e tecnologicamente avançado. A Europa, com uma malha ferroviária integrada entre vários países, possui aproximadamente 11.000 quilômetros de trilhos de alta velocidade, com a França, através do *TGV*, sendo um dos líderes na região.
Os Estados Unidos, por outro lado, ainda têm um sistema ferroviário de alta velocidade bastante limitado, com a linha *Amtrak Acela* cobrindo apenas cerca de 735 quilômetros e operando em velocidades significativamente inferiores às de seus concorrentes globais. Comparado ao sistema ferroviário chinês, o mundo inteiro ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar o nível de desenvolvimento e eficiência que a China conseguiu estabelecer em tão pouco tempo.
Desde 2012, a China expandiu sua infraestrutura ferroviária de forma impressionante, com um aumento de 64,2% no comprimento total da rede e um crescimento de 392,2% em ferrovias de alta velocidade. Esse avanço fez da China uma referência mundial não apenas em extensão, mas também em inovação tecnológica, eficiência energética e segurança no transporte ferroviário. O desenvolvimento chinês é especialmente notável ao considerar que o país atingiu velocidades comerciais de 350 km/h, um feito que outros países ainda não conseguiram alcançar.
O sucesso da China nas ferrovias de alta velocidade pode ser comparado ao crescimento e à modernização de outras infraestruturas essenciais, como transporte aéreo e rodoviário, mas o sistema ferroviário chinês se destaca como o mais impressionante. Desde a inauguração da linha Pequim-Tianjin em 2008, que deu início à revolução ferroviária do país, a China construiu projetos notáveis, como a Ferrovia Guangzhou-Shenzhen-Hong Kong e a Ferrovia Lhasa-Nyingchi no Tibete, que melhoraram significativamente a conectividade regional e impulsionaram o desenvolvimento econômico.
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Além disso, a China mantém uma estratégia de expansão contínua. Li Jingwei, vice-chefe do departamento de desenvolvimento e reforma do Grupo Ferroviário da China, destacou que, desde 2012, o país tem adicionado, em média, mais de 3.000 quilômetros de ferrovias de alta velocidade por ano. Com mais de 70% da rede global de alta velocidade localizada na China, o país já cobre 96% das cidades com mais de 500.000 habitantes, incluindo Hong Kong. Em comparação, países como os EUA e o Reino Unido, que ainda enfrentam desafios para modernizar suas redes ferroviárias, ficam muito atrás tanto em termos de expansão quanto de tecnologia.
A transformação do transporte ferroviário na China também trouxe grandes benefícios à população, reduzindo drasticamente o tempo de viagem entre as principais cidades. Hoje, é possível viajar de Pequim a Xangai em pouco mais de 4 horas, uma distância que anteriormente levava cerca de 12 horas. O mesmo se aplica à rota Pequim-Guangzhou, onde o tempo de viagem foi reduzido de 21 para pouco mais de 7 horas, revolucionando a mobilidade e o turismo no país.
Em resumo, o sucesso da China nas ferrovias de alta velocidade não tem paralelo no mundo. Com uma rede ferroviária que continua a crescer e se modernizar, a China não só lidera o setor globalmente, mas também estabelece novos padrões de excelência e eficiência para o futuro do transporte ferroviário em todo o mundo.
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