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Michael Roberts

Não tanto Evergrande

Evergrande contratou ‘consultores de reestruturação’ e alertou que sua liquidez está sob "tremenda pressão" de vendas em colapso, enfrent

Publicado em 20/09/2021
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Evergrande contratou ‘consultores de reestruturação’ e alertou que sua liquidez está sob "tremenda pressão" de vendas em colapso, enfrentando protestos de compradores de residências e investidores de varejo. Com sede em Shenzhen, no sul da China, Evergrande está sobrecarregada com quase Rmb2 trilhões de passivos totais ou mais de US $ 300 bilhões.

O preço das ações da controladora, 3333 HK, caiu 76% em relação ao início do ano. Em agosto, Xu Jiayin, fundador de Evergrande e um dos homens mais ricos da China, deixou o cargo de presidente do grupo. A negociação de títulos da empresa foi suspensa em Xangai. A polícia invadiu o prédio de escritórios de Evergrande em Shenzhen quando investidores individuais na miríade de produtos de "gestão de patrimônio" da empresa se reuniram para exigir o reembolso.

A morte de Evergrande é um reflexo dos perigos da especulação imobiliária descontrolada no setor capitalista da economia chinesa. Evergrande depende muito dos clientes que pagam pelos apartamentos antes da conclusão dos projetos. O modelo de propriedade Evergrande é essencialmente um esquema Ponzi, onde a empresa coleta dinheiro da pré-venda de um número cada vez maior de apartamentos, além de centenas de milhares de investidores individuais e usa o dinheiro para financiar vendas adicionais, acelerando a construção em andamento e financiamento de adiantamentos. Como qualquer Ponzi, funciona enquanto estiver acelerando. Mas quando o mercado desacelera, os fluxos de entrada de caixa começam a ficar para trás no arco crescente de demandas de caixa. Evergrande agora tem cerca de 800 projetos inacabados e cerca de 1,2 milhão de pessoas esperando para se mudar.

Pegue um grande projeto Evergrande. Os preços das propriedades de Evergrande na “Veneza da China” (situadas na costa a 90 km de Xangai) triplicaram desde o início das vendas em 2012 e 80% dos apartamentos foram vendidos no total, embora cerca de um terço esteja desocupado. Mas este ano as vendas desaceleraram. Dados do departamento de habitação municipal de Qidong mostram que cerca de 60% dos apartamentos à venda foram vendidos, apesar de um desconto de 15% no preço. A Evergrande já descontou todos os seus apartamentos em até 30% e também buscou levantar caixa por meio da cisão de suas participações em outras empresas.

O que Evergrande revela é o jogo final do enorme esforço de urbanização que começou para abrigar o povo da China. Em uma transformação das cidades da China, a taxa de urbanização ultrapassou 60% no ano passado, em comparação com 50% em 2011. Mas porque essa urbanização eventualmente foi conduzida pelo setor privado com fins lucrativos e com base na ocupação por proprietário (90% dos chineses possuem suas casas, principalmente sem hipotecas), a construção de imóveis residenciais tornou-se um investimento em ativos financeiros, assim como era e é nas principais economias do G7. Essa "financeirização" começou no final da década de 1990, quando o governo seguiu uma política de fazer com que as empresas estatais descarregassem seus ativos residenciais para seus funcionários - uma venda do tipo Thatcher para inquilinos do conselho. A ideia era que a partir de então caberia ao setor privado, não ao Estado, cuidar da habitação.

Assim, em vez de a habitação “ser para morar” (Xi), passou a ser um setor “para especulação” (Xi). Os apartamentos na China tornaram-se o veículo de investimento preferido das pessoas. Poucos compradores compram um apartamento em Evergrande como residência principal. E Evergrande atendeu explicitamente os chineses em melhor situação, escolhendo locais fora das áreas que restringem o número de unidades que uma pessoa pode comprar e anunciando os empreendimentos como segundas residências. Em toda a China, até mesmo vendedores e operários de fábrica estão sentados em apartamentos vazios de Evergrande e sonham em vendê-los por uma grande margem para financiar os estudos de seus filhos no exterior ou sua própria aposentadoria.

Os preços dos imóveis nas cidades costeiras, onde trabalham e pagam melhor, dobraram nos últimos dez anos. Em Shenzhen, o preço médio dos apartamentos subiu tanto que alguns estão achando mais barato morar em Hong Kong, um dos mercados imobiliários mais caros do mundo. Desde 2015, os preços dos imóveis residenciais subiram mais de 50% nas maiores cidades da China. Na última década, a oferta média de terrenos residenciais por novo residente nas dez principais cidades é de apenas 23 metros quadrados - pouco mais do que o tamanho de um quarto de hotel típico - ou menos de 60% do espaço residencial médio per capita na China.

A especulação tem crescido à medida que os governos locais tentam levantar fundos com a venda de terrenos para incorporadores que então constroem propriedades por meio de empréstimos a taxas baixas, muitas vezes do setor não-bancário não regulamentado. “A propriedade é a fonte mais importante de risco financeiro e desigualdade de riqueza na China”, disse Larry Hu, chefe de economia da China na Macquarie Securities Ltd., de propriedade estrangeira. E ele está certo.

Grande parte da especulação imobiliária tem sido construir cada vez mais empreendimentos comerciais em vez de habitações. Isso porque a principal prerrogativa dos governos locais é acumular receita. Se conseguirem atrair mais empresas para suas jurisdições e se essas empresas se tornarem lucrativas, o governo local poderá coletar mais impostos corporativos. Ao mesmo tempo, a oferta de terrenos residenciais é deliberadamente mantida escassa para que os governos possam ganhar dinheiro com a venda de terrenos residenciais. Com efeito, as vendas de terrenos residenciais servem como um subsídio cruzado na política de terrenos pró-negócios dos governos locais que vendem terrenos comerciais baratos.

O setor imobiliário agora responde por 13% da economia contra apenas 5% em 1995 e por cerca de 28% do total de empréstimos do país. Dado que os governos locais têm dívidas de US $ 10 trilhões, a venda de terras é a fonte de receita mais crucial e confiável para o pagamento da dívida. Portanto, quaisquer mudanças drásticas aumentariam seriamente o risco de inadimplência do governo local.

A abordagem do setor de propriedade privada tem se baseado em assumir grandes quantidades de dívidas para acumular mais e mais terras - às vezes em áreas especulativas fora das grandes cidades. No caso de Evergrande, tem terra suficiente para abrigar toda a população de Portugal e mais dívidas do que a Nova Zelândia. Em 2010, tinha apenas Rmb31 bilhões (US $ 4,7 bilhões) em dívida e US $ 190 bilhões em propriedades em desenvolvimento no final de 2020. Os bancos foram instruídos a aumentar as taxas de hipotecas. Os governos locais estão sendo orientados a acelerar o desenvolvimento de moradias para aluguel subsidiadas pelo governo e foram instruídos a aumentar o escrutínio sobre tudo, desde o financiamento de incorporadores e preços de casas recém-listados até transferências de títulos.

E em um caso clássico de 'financeirização', Evergrande financiou suas atividades emitindo o que é chamado de 'produtos de gestão de fortunas', na verdade títulos lastreados em hipotecas para investidores de varejo estrangeiros e chineses comprarem, pagando altas taxas de juros (7-9%). Agora a empresa está declarando sua incapacidade de cumprir essas obrigações. Essa expansão descontrolada da dívida por Evergrande e outras empresas imobiliárias foi ignorada pelas autoridades regulatórias da China, assim como foi nos EUA, levando à crise imobiliária e financeira no colapso financeiro global em 2008.

O que vai acontecer, se e quando Evergrande quebrar? Outras empresas imobiliárias também irão quebrar ?; Estamos caminhando para uma enorme crise financeira na China e, possivelmente, globalmente, desencadeada pelo fim do boom imobiliário na China? Bem, existem quatro outras grandes incorporadoras imobiliárias chinesas à beira do abismo. Os preços dos títulos em dólar emitidos por essas empresas despencaram com o temor dos investidores internacionais de que esses títulos não possam ser refinanciados no vencimento, o que significaria um calote. Portanto, os investidores estrangeiros nesses títulos estão tendo um grande custo. E a capacidade dessas incorporadoras imobiliárias de emitir novas dívidas para levantar dinheiro novo para refinanciar desapareceu.

Mas, em minha opinião, não haverá um colapso financeiro na China. O governo controla quase tudo, incluindo o banco central, os quatro grandes bancos comerciais estatais que são os maiores bancos do mundo, os chamados 'bancos ruins', que absorvem empréstimos ruins, dos grandes gestores de ativos. O governo pode ordenar aos quatro grandes bancos que troquem empréstimos inadimplentes por participações acionárias e esquecê-los. Pode dizer ao banco central, o Banco Popular da China, para fazer o que for preciso. Pode dizer aos gestores de ativos estatais e fundos de pensão que comprem ações e títulos para sustentar os preços e financiar empresas. Pode dizer aos bancos ruins do estado que comprem dívidas ruins dos bancos comerciais. Portanto, uma crise financeira é descartada porque o estado controla o sistema bancário.

Mas, se não for um crash, que dizer da quebra do mercado imobiliário e dos altos níveis de dívidas contraídas? Eles não reduzirão a capacidade da China de crescer no ritmo anteriormente alcançado e planejado para os próximos cinco anos? Os economistas ocidentais são claros sobre isso: a dívida é tão grande e os setores produtivos da China estão agora tão fracos que, mesmo que a China evite um colapso financeiro, o impacto sobre a renda das famílias e os lucros do setor capitalista são grandes o suficiente para reduzir o investimento e o crescimento do PIB . A China está caminhando para a estagnação, se não para uma queda.

É verdade que a China acumulou uma montanha de dívidas nos últimos anos, da qual a dívida imobiliária é uma parte significativa. A dívida total atingiu 317% do PIB em 2020. Mas a maior parte dessa dívida é em moeda nacional e é devida por uma entidade estatal a outra; do governo local aos bancos estaduais, dos bancos estaduais ao governo central. Quando tudo isso é compensado, a dívida das famílias (54% do PIB) e das empresas não é tão alta, enquanto a dívida do governo central é baixa para os padrões globais. Além disso, a dívida externa em dólares em relação ao PIB é muito baixa (15%) e, de fato, o resto do mundo deve à China muito mais: 6% da dívida global. A China é um grande credor do mundo e possui enormes reservas em dólares e euros, 50% maiores do que sua dívida em dólares.

Os líderes chineses querem reduzir o nível de endividamento. Mas, como expliquei antes, o controle do nível de endividamento pode ocorrer de duas maneiras; seja por meio do alto crescimento do investimento no setor produtivo para manter o índice da dívida sob controle; e / ou reduzindo o excesso de crédito em áreas improdutivas, como propriedade especulativa. Este último significaria uma redução da lucratividade do setor capitalista na China e isso diminuiria o potencial de investimento produtivo desse setor. Portanto, a perda de lucros e da renda familiar com a quebra de propriedades aumentariam a pressão para baixo sobre o crescimento da produção e da renda.

Mas essa previsão é baseada na visão de que o governo chinês deve continuar a depender cada vez mais de seu setor capitalista para seus resultados. E, no entanto, o setor capitalista da China está com problemas de muitas maneiras, assim como nas economias do G7. A lucratividade no setor capitalista tem caído e agora está em níveis mínimos históricos; e muitas de suas atividades estão cada vez mais em setores "improdutivos", como finanças ao consumidor, propriedade ou mídia social.

Novamente, como argumentei antes, a contradição básica da economia da China não é entre investimento e consumo, ou entre crescimento e dívida; está entre lucratividade e produtividade. O tamanho e a influência crescentes do setor capitalista na China estão enfraquecendo o desempenho da economia e aumentando as desigualdades. Na minha opinião, a economia chinesa agora é forte o suficiente para não depender de investimento estrangeiro ou de setores capitalistas improdutivos para crescer. Aumentar o papel do planejamento e do investimento liderado pelo Estado, a principal base do sucesso econômico da China ao longo dos 70 anos da República Popular, nunca foi tão atraente.


Original: https://thenextrecession.wordpress.com/2021/09/19/not-so-evergrande/

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