Em dois anos, Lula privatizou mais rodovias que Bolsonaro em quatro
Previsão é de mais 15 concessões rodoviárias em 2025; privatização de rodovias foi destaque na Bolsa de Valores em 2024.

O governo Lula fez, em dois anos (2023 e 2024), nove leilões de concessão rodoviárias. O governo Bolsonaro fez seis em quatro anos. “A atual gestão já fez, em dois anos, mais que a gestão passada. Só que, este ano, nós vamos fazer 15, em 2025. Nossa expectativa é passarmos de 40 leilões de concessão rodoviária”, declarou o ministro Renan Filho, dos Transportes.
Renan Filho participou, nesta quinta-feira, do programa Bom Dia, Ministro. Ele ressaltou a importância da assinatura da concessão da BR-381/MG, realizada nesta quarta-feira. Conhecida como “Rodovia da Morte”, liga São Paulo a Belo Horizonte e termina no Espírito Santo.
“Essa concessão é importante, porque foi tentada várias vezes em outros governos. São R$ 10 bilhões em 300 quilômetros. Para efeito comparativo, o orçamento do Ministério dos Transportes inteiro é de R$ 20 bilhões com recursos públicos”, destacou o ministro.
Renan Filho falou ainda de outras concessões que estão em andamento em Minas Gerais: dois trechos da BR-040 e a BR-262. “Somadas essas três à BR-381, serão mais de R$ 20 bilhões de investimento direto e mais R$ 10 bilhões na manutenção e na operação da concessão, pelo prazo de 30 anos”, complementou.
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No início do ano, a Bolsa de Valores B3 fez um balanço dos leilões de privatização e concessão realizados na Bolsa em 2024. Foram 64, nos quais 83 ativos públicos foram privatizados (alienados ou concedidos à iniciativa privada), gerando R$ 186 bilhões em investimentos.
O resultado é recorde em termos de número de leilões na B3 e em valores, superando por larga margem a marca de 2022, no governo Bolsonaro. Na ocasião, foram 50 leilões concretizados e R$ 113,9 bilhões em investimentos. Os leilões incluem bens do Governo Federal, dos estaduais e dos municipais.
As concessões e alienações no ano passado têm potencial de geração de cerca de 800 mil empregos diretos e indiretos, informa a B3.
A privatização de rodovias se destacou em 2024. Foram dez leilões, sendo sete do Governo Federal e três do Estado de São Paulo. Ao todo, foram contratados R$ 106,6 bilhões em investimentos e concedidos cerca de 4 mil quilômetros de rodovias.
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