Oliveira: “Mídia ocidental esqueceu o jornalismo e é pródiga na produção de fake news”
Representante do Brasil no fórum “Cinturão e Rota da Seda para Cooperação Internacional”, diretor do Monitor Mercantil destacou a decadência da mídia ocidental e a articulação do fórum com o BRICs
Na entrevista que concedeu ao jornalista Beto Almeida, da Telesur, o diretor de Redação do jornal Monitor Mercantil, Marcos de Oliveira, apontou para a decadência dos grandes meios de comunicação ocidentais, sua submissão aos interesses norte-americanos, e para o surgimento de uma nova ordem econômica mundial, mais justa e multipolar, liderada pela China e os BRICS.
Receba os destaques do dia por e-mail
Oliveira representou o Brasil na edição 2023 do encontro “Cinturão e Rota da Seda para Cooperação Internacional”, realizado em Pequim, tanto nos debates relacionados à Comunicação quanto no fórum mais amplo, que já conta com mais de 130 países, incluindo regiões como África e América Latina. O evento, que está completando dez anos, contou com a presença de mais de uma centena de chefes de estado.
“A China é potência emergente e tem visão de cooperação do tipo ‘ganha-ganha’. Em contraposição à dominação anglo-americana, o país asiático lidera o financiamento a investimentos produtivos e infraestrutura em diversos países, que já superam US$ 1 trilhão de dólares”, revelou o jornalista. Oliveira informou que bancos chineses financiam mais de 100 laboratórios de desenvolvimento tecnológico para absorção de tecnologia pelos países que compram produtos da China e os empréstimos já superam os US$ 100 bilhões.
Clique aqui para assistir
Gostou do conteúdo?
Clique aqui para receber matérias e artigos da AEPET em primeira mão pelo Telegram.